História da Empresa


A GRANJA DE OVOS MARUTANI iniciou suas atividades no ano de 1955, com a fundação da GRANJA MARUTANI, localizada na Colônia Esperança, seção 6, na cidade de Arapongas no Paraná, por um agricultor de origem japonesa, o SR. EIICHI MARUTANI. Ele tinha como principal objetivo a utilização do esterco das galinhas de postura para aplicação na lavoura de café, que era a base da economia do Estado. Considerado como produto secundário, foi com a queda da economia, baseada no café, que a produção de ovos passou a ser a atividade principal.

No início, por ser uma empresa familiar, toda produção estava voltada para um único cliente. Sr. Eichi Marutani era quem controlava, gerenciava e executava toda parte burocrática e operacional. A atividade tornou-se rentável e lucrativa, devido aos baixos custos, o mercado financeiro favorável e a instabilidade da moeda.

Em 1989 GILBERTO HIDEO MARUTANI assume a propriedade, investindo na empresa e aumentando o plantel de galinhas produtivas, dando continuidade aos trabalhos iniciado por seu pai.

Com a implantação do plano econômico pelo governo, em 1994, houve a necessidade de aumento da produção, desta forma contrataram-se mais funcionários, visando a conquista de novos clientes com a inserção da empresa no comércio varejista. Houve então a necessidade de diversificar a variedade de produtos. Estas medidas de início dificultaram a rentabilidade e desacelerou os investimentos para acompanhar a concorrência.

As principais perspectivas da Granja Marutani são: aumento do plantel de galinhas produtivas, investimento constante na melhoria da qualidade dos produtos oferecidos, investimento em informática e recursos humanos, automação do processo de produção e integração da granja com a fábrica de ração.

Com investimentos em controle de qualidade e treinamento da mão-de-obra, será possível a eliminação de desperdícios na cadeia produtiva, aumentando o lucro da empresa.

No ideal de seu fundador está a construção de uma imagem que, possibilite a identificação da empresa, considerando sempre o respeito e a ética para com seus clientes e fornecedores.